domingo, 4 de maio de 2014

A medicina do mel


Mãe abelha
Abençoe o meu corpo
Desperte a minha alma
Cure a minha mente
Extraia de mim o
Néctar,
Faça de mim o mel,
na pureza do seu amor.
Sagrada fonte
que escorre lentamente
através do tempo
no fluxo ancestral
de cura e sustento.
Suaviza e conduz,
consagra o templo,
anuncia o caminho,
transforma o que é denso,
torna o amargo em doce
o medo em inspiração
e o mistério em divinação.


Xarope de mel
O xarope de mel têm sido empregado como uma medicina tradicional em muitas culturas, sendo preparado de diversas maneiras. Para o ayurveda, o mel é um dos alimentos mais puros (sattivicos) que existem e é amplamente usado como veículo para os medicamentos, nunca devendo ser levado ao fogo, pois desta maneira ele se torna tóxico. 

Você pode prepará-lo adicionando uma decocção (fervendo as ervas, frutos, raízes ou flores com água, até a redução pela metade da quantidade inicial). E então, só após finalizado este preparo, com o fogo desligado, é que se misturará o mel. Idealmente, deve-se manter este xarope na geladeira. 


Elixir
Uma outra maneira de se prepapar um medicamento e de garantir sua conservação é a de adicionar um composto alcólico como o conhaque. Você pode utilizar folhas frescas ou secas. Preencha um pote com as folhas, acrescente mel e o brandy. A proporção é de uma parte de mel para 3 de conhaque. Deixe descansar por no mínimo 2 semanas em um local escuro e arejado.


Oxymel
"Feito com vinagre de maçã, mel puro e alho, pode auxiliar pessoas que sofrem de artrite, asma, hipertensão, dor de dente e úlceras, ao estimular o sistema imunológico. Coloque uma xícara de vinagre de maçã, uma xícara de mel puro e oito dentes de alho em um liquidificador. Misture por 60 segundos em velocidade alta. Despeje em um recipiente de vidro, cubra e refrigere por cinco dias. Adicione duas colheres de chá a um copo de água ou suco de fruta e beba antes do café-da-manhã."


Pomada
Algumas receitas de pomadas ayurvédicas bem interessantes utilizam como veículo o Ghee, manteiga clarificada (Veja a receita AQUI)e são de uso tópico. Estas foram tiradas do livro "Ayurveda, a ciência da longa vida":

Para dor de garganta e tosse:
Uma colherzinha de meia em meia hora.
- 1 parte de ghee
- 1/4 de mel puro
- 1/4 de suco de gengibre
- 1/4 de suco de limão

Pomada de cânfora para acne e artrite (para massagear)
- 1 parte de ghee
- 1/4 de cânfora branca
- 1/4 de tintura de arnica



Oráculo
Um antigo método de adivinhação era feito usando cera de abelha derretida sobre água fria, interpretando-se as formas assumidas pela cera depois de solidificada.


Massagem
No ayurveda usa-se também o método de massagem com mel puro, com o objetivo de favorecer a circulação, nutrir os tecidos e liberar as tensões. O mel é um excelente anti-inflamatório, além de antibactericida, auxiliando na liberação das toxinas aculumadas pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário